Pular para o conteúdo

ANVISA aprova Fábrica da Sinovac

Vacina - ANVISA aprova Fábrica da Sinovac
Fonte Ministério da Saúde

É parece que nosso destino está selado, todos que desejavam a reprovação do laboratório chinês teve a tão temida notícia, a ANVISA certificou o laboratório para a produção da Coronavac, que Deus nos ajude.

Boas práticas de fabricação?

A equipe técnica da Anvisa que foi à China inspecionar a fábrica da vacina Coronavac e concluiu, neste final de semana a avaliação técnica das informações complementares enviadas pela empresa Sinovac e pelo instituto Butantan, após a inspeção. Dessa forma, a conclusão da avaliação possibilitou a publicação, nesta segunda-feira (21/12), da certificação de boas práticas de fabricação da empresa (Resolução-RE 5.299 e Resolução-RE 5.300, ambas de 21 de dezembro de 2020) para a fabricação do insumo farmacêutico ativo biológico e para a linha de produtos estéreis.  

Conclusão da ANVISA

O plano de ação foi enviado pelo Instituto Butantan para a Anvisa na última quarta-feira feira (16/12). Já a avaliação técnica da equipe inspetora e a revisão por par técnico foram realizadas e concluídas pela Anvisa neste domingo (20/12). Assim, a publicação da decisão sobre a certificação foi antecipada em cerca de 10 dias em relação à previsão inicial .

Eficácia em menos tempo?

A etapa finalizada é um dos pré-requisitos para a continuidade tanto do processo de registro da vacina da Sinovac, quanto de um eventual pedido de autorização de uso emergencial dessa vacina que vier a ser apresentado à Anvisa. Também faz parte dos esforços contínuos da Agência para disponibilizar vacinas para a população com qualidade, segurança e eficácia no menor tempo possível. 

Outras vacinas

Tendo em vista que a vacina que foi mais rápida em sua produção que foi a da Caxumba que foi no recorde de 4 anos. Temos que levar em conta que certas vacinas como a da Gripe H1N1 sempre tem que ser revisada anualmente e mesmo assim muitos que tomam não tem garantida sua imunidade e acabam desenvolvendo a gripe, no caso da vacina da dengue, aqueles que tomaram acabaram desenvolvendo a dengue hemorrágica que é a pior versão da doença que só é causada naturalmente quando o indivíduo se reinfecta e a vacina da febre amarela que a cada 400 mil pessoas, um apresenta efeitos colaterais, inclusive óbitos registrados.

Voz calada

Existem especialistas em virologia e infectologia que demonstraram através de estudos que a aplicação da vacina em indivíduos que de alguma forma já tiveram contato com corona vírus podem desenvolver uma reação alérgica cuja dimensão ainda não foi estimada devido ao excesso de anticorpos gerados. Estes tiveram seus estudo ignorados porque vão na contramão do que é pregado, logo não é ciência se a narrativa for contrária

Preparem-se para um festival de horrores, pois nos Estados Unidos e na Austrália, pessoas que se submeteram a aplicação da vacina desenvolveram choque anafilático quase instantâneo, que pode ser letal se não for socorrido a tempo.

Gostou desse artigo? Favorite o blog do Bom Carteiro e fique antenado com notícias sobre atualidades e novidades sobre os Correios, e-commerce e logística.

Para saber mais sobre nossos serviços, acesse aqui. Novidades sobre os Correios aqui.

Até mais!