Janela de Overton, entenda como te manipulam.

“Uma mentira repetida várias vezes torna-se uma verdade.” Goebbels, Joseph – Ministro da propagando do nazismo. Uma elite de pensadores pode manipular a opinião pública em um determinado período de tempo.

O que é?

Joseph P. Overton ex-vice-presidente do Centro de Políticas Públicas de Mackinac nos Estado Unidos da América elaborou espectro que vai do inaceitável ao aceitável e disse que a viabilidade de uma política tende a cair dentro da janela e ver onde ela se encontra, como no quadro abaixo:

Manipulação

Partindo da definição, bem simplificada, vemos como a imprensa, governos autoritários ou que pretende ser (não é o caso do atual governo federal do Brasil) mas dos passados e dos que pretendem retornar ao poder, por isso eles começam desde já a plantar a ideia até que ela vá se movendo favoravelmente de acordo com o que eles planejaram. Vamos ver um outro exemplo:

No caso acima vimos como a janela de Overton já se moveu quando o assunto é o aborto. De tanto bater na mesma tecla já moveram um ponto em direção ao favorável o que antes era terminantemente proibido; agora é proibido com pequenas ressalvas e por ai vai.

Determinasse uma ideia que não tem a aprovação do povo ou que tem a aprovação do povo e bombardeiam nosso cotidiano com informações até que imperceptivelmente já avançam um ou dois pontos rum à posição desejada.

Morreu jovem

Overton era um engenheiro mas um grande pensador político e viu elaborou a receita de como é possível manipular a opinião pública, ele morreu em 2003 depois de sofrer um acidente de ultraleve uma semana depois de ter casado com 43 anos de idade. Ele fez o trabalho de teorizar e prescrever o processo que já vinha sendo usado desde a antiguidade.

Joseph Goebbels

Mesmo sem teorizar e agindo somente na prática Joseph Goebbels que era ministro da propaganda do governo nazista, fez todo um trabalho de manipulação para acender na população alemã antes da 2ª Guerra Mundial o ódio contra os judeus, estrangeiros e outras minorias,pregando a mentira da supremacia branca e disse a célebre frase “uma mentira repetida várias vezes, torna-se uma verdade.”, Ele era tão importante que o próprio Hitler o havia seu sucessor como chanceler da Alemanha. Porém ele assumiu o cargo por apenas um dia e no outro matou seus seis filhos com cianeto e suicidou-se junto com sua mulher. Será que valeu a pena?

Hoje em dia

Hoje, não é tão diferente, pois continuam manipulando a opinião publica aqui mesmo no Brasil principalmente com relação ao governo, está acontecendo nos Estado Unidos, nos países da América Latina e pelo mundo a fora e no caso do COVID você acha que não houve manipulação que puxaram a janela pra onde bem entendessem?.

Não se deixe levar por notícias contaminadas!

Gostou desse artigo? Favorite o blog do Bom Carteiro e fique antenado com notícias sobre atualidades e novidades sobre os Correios, e-commerce e logística.

Para saber mais sobre nossos serviços, acesse aqui. Novidades sobre os Correios aqui.

Até mais!