Pular para o conteúdo

Otimismo no comércio para o último trimestre 2020

economia ilustracao 5 1024x613 - Otimismo no comércio para o último trimestre 2020
Foto repostada do site da Agência Brasil

Com as atividades comuns voltando ao normal, há uma projeção otimista por parte do governo federal e do setor empresarial brasileiro para final de 2020.

Rescaldo do 3º trimestre

Com mais de 2,11 milhões de desempregados apenas no setor do comércio no trimestre anterior o setor está confiante nas vendas de final de ano e já começam a aquecer as contratações já para o dia das crianças e Black Friday com contratos de trabalho vigentes até 31 de dezembro.

Pesquisa de contratação

A pesquisa de expectativa de emprego feito pelo ManpowerGroup mostra que apesar de ainda tímida é positiva com a subida de 11 pontos percentuais perante pesquisa anterior que era de -14% chega a marca de -3%, apesar de ainda negativa serve para mostrar a vontade de superação da crise do setor de comércio.

O indicador de empresas que têm intenção de contratar aumentou em 4 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Já o índice dos que pretendem demitir teve uma redução de 4 pontos percentuais também, sinalizando uma recuperação no último trimestre de 2020. Os que não pretendem alterar o quadro de funcionários teve alta de 6 pontos percentuais.

Micro e pequenas empresas

Não é novidade que as mais afetadas pela fraudemia foram as micro e pequenas empresas, isso tudo devido às medidas tomadas pelo supremo tribunal federal (letras minúsculas propositais) que deram poderes feudais aos governadores e prefeitos que sem qualquer comprovação científica lacraram todos em suas casas, só faltou o toque de recolher para nos sentirmos em uma clássica ditadura. Neste setor o índice de contratação é de apenas 1% em comparação aos 15% das grandes e médias empresas. Não podemos reclamar pois estes pequenos comerciantes foram os que sobreviveram.

Ministério da Economia

Segundo Agência Brasil a estimativa para o recuo do Produto Interno Bruto (PIB) foi mantida em 4,7%, em relação ao boletim divulgado em junho. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. “A atual estimativa para o PIB de 2020 foi mantida em 4,7%, devido à melhora da projeção para o segundo semestre deste ano.

Gostou desse artigo? Favorite o blog do Bom Carteiro e fique antenado com notícias sobre atualidades e novidades sobre os Correios, e-commerce e logística.

Para saber mais sobre nossos serviços, acesse aqui. Novidades sobre os Correios aqui.

Até mais!

Marcações: