Tendências Logísticas para empresas em 2021

A área que mais cresceu em 2020 ainda promete mais expansão para 2021 com inovações tecnológicas e grande necessidade de mão de obra qualificada é uma das grandes promessas neste ano que se inicia.

A Origem

Originada com os militares como uma forma de fornecer às tropas os equipamentos necessários ao combate, a logística posteriormente evoluiu para um conceito de negócio. Isso foi motivado principalmente pelas crescentes demandas e complexidade da cadeia de suprimentos, incluindo o transporte de grandes quantidades de mercadorias para locais distantes – alinhado com a globalização do comércio.

Cadeia de abastecimento

O aspecto da logística e da cadeia de abastecimento é vital para qualquer negócio em termos de fornecimento de matérias-primas de qualidade, processo de fabricação eficiente, bem como rastreamento, transporte e armazenamento dos produtos acabados. As empresas que implementam práticas de logística bem projetadas são capazes de atender às necessidades dos consumidores de maneira mais rápida e oportuna.

Além de todos os ganhos internos, isso fortalece o relacionamento e a fidelidade do cliente, traduzindo-se em aumento de receita e aquisição de novos clientes por meio de um marketing boca a boca positivo.

A importância da tecnologia

Atualmente, é impossível falarmos sobre logística e cadeias de suprimento sem considerarmos a tecnologia. A evolução das soluções digitais permite que todos os processos sejam coordenados com mais eficiência – reduzindo custos e aumentando a produtividade.

E essa é uma realidade que se tornou ainda mais evidente por conta da pandemia do coronavírus, que acelerou o processo de adoção de medidas de digitalização e otimização de processos de logística para atender às necessidades do consumidor.

Ou seja, acompanhar as tendências de logística é cada vez mais importante para o sucesso de organizações dos mais diversos portes e setores.

Gostou desse artigo? Favorite o blog do Bom Carteiro e fique antenado com notícias sobre atualidades e novidades sobre os Correios, e-commerce e logística.

Para saber mais sobre nossos serviços, acesse aqui. Novidades sobre os Correios aqui.

Até mais!