Pular para o conteúdo

Pequenos e-commerces e o desafio do frete.

3 principais desafios de logística para o ecommerce prestex - Pequenos e-commerces e o desafio do frete.

Como já é de conhecimento de quem envia remessas pelos correios sabe que a encomenda é calculada em metros cúbicos, entender isso pode ser fundamental para o seu negócio na hora de calcular o valor do seu produto levando em consideração o valor do frete.

O que é cubagem?

O termo cubagem tem a ver com o cálculo de volume das aulas de física que se define na fórmula:

Volume= altura x largura x comprimento

Então, uma encomenda com 60cm x 25cm x 30cm tem 45cm³, porém para efeito de cálculo temos que converter para metros então, 45cm³ está para 0,45m³.

Agora que sabemos a área ocupada pelo pacote, temos que atribuir o peso e também existe diferença, pois há o peso físico e o peso cubado.

Peso físico x Peso cubado

O peso físico é aquele que em que o pacote é posto na balança e anotado para efeito de controle, já o peso cubado é responsável para o cálculo do frete pois ele visa o melhor aproveitamento da carga no meio de transporte escolhido como o exemplo:

Qual a diferença entre transportar 1 tonelada de algodão e 1 tonelada de metal, se os dois tem o mesmo peso físico?

No caso do algodão devido ao volume ser maior que o peso demandaria mais veículos para transportar o que causaria desperdício de carga para pouco peso e no caso do metal seria muito peso para desperdício de volume e isso implicaria diretamente no valor do frete.

Peso cubado é o calculo feito do volume x fato de cubagem que varia de acordo com o meio de transporte escolhido, segue fatores abaixo:

  • Aéreo – 166,7Kg
  • Marítimo – 1000Kg
  • Rodoviário – 300Kg

Pegando o exemplo anterior 0,60 x 0,25 x 0,30 x 300 (fator de cubagem rodoviário) o pacote teria 13,5Kg de peso cubado e se o peso físico for de 5Kg prevalece o valor maior inclusive se inverter a ordem sempre prevalecerá o maior valor.

Outros fatores

Por isso o trabalho de logística é complexo, porque há outros fatores a ser agregados como distância, combustível, mão de obra, margem de lucro etc.

Para isso há um planejamento muito grande para que o valor seja justo para quem envia pequenas encomendas em detrimento das grandes e quanto maior a burocracia do país em operação maior será o frete.

Então tenha isso em conta quando for calcular o valor de seu produto para vendas em ecommerce para que não tenha prejuízo ou torne seu produto menos atrativo.

Gostou desse artigo? Favorite o blog do Bom Carteiro e fique antenado com notícias sobre atualidades e novidades sobre os Correios, e-commerce e logística.

Para saber mais sobre nossos serviços, acesse aqui. Novidades sobre os Correios aqui.

Até mais!