Sem dúvida uma das áreas que mais teve incentivo, inteligência e inovação foi o setor logístico e com isso muitos saíram ganhando, pois a comodidade em tempos de home office e as limitações impostas pela interminável pandemia aceleraram o inevitável crescimento deste nicho de mercado.
Maturidade Digital
Uma das grandes revoluções proporcionadas pela pandemia de Covid-19 foi a aceleração do processo de transformação digital nas empresas. Segundo relatório publicado pela Dell Technologies, cerca de 50% dos negócios em nosso país atingiram a maturidade digital em 2020, realizando investimentos sólidos em inovação e tecnologia.
Em relação à transformação imposta ao setor de logística, foi determinante a mudança no comportamento de compra do consumidor final. Se, antes, o preço do produto e a qualidade percebida pelo consumidor eram decisivos para a compra, agora somam-se a isso o prazo e as condições da entrega. É nesse cenário que a logística ganha destaque, viabilizando o investimento em novas ferramentas digitais capazes de atender às novas demandas do consumidor, além de aumentar o desempenho do setor.
Grandes investimentos
O investimento veio em boa hora: com o Produto Interno Bruto (PIB) acumulado em -3,4% no 3º trimestre de 2020, empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que rever seu centro de custos e buscar meios de economizar.
Segundo o Plano de Transporte e Logística da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), os custos com logística no modal rodoviário chegam a 12,7% do PIB nacional, sendo esse o modal predominante no país. Além disso, cerca de 77% das empresas que distribuem cargas contratam transportadoras, visando maior agilidade nas entregas. Essa conjuntura revela a importância do controle sobre os transportes terceirizados, motivo pelo qual muitas companhias têm investido em tecnologia para a gestão dos fretes.
Uma das Tecnologias inovadora
Uma dessas tecnologias é o sistema para gestão de fretes e tracking da Hivecloud. A ferramenta digital permite o controle total sobre a entrega terceirizada, a partir de funções como: a cotação de frete com diferentes transportadoras visando encontrar o melhor preço, o planejamento logístico completo, o envio de ordens de serviço direto para o sistema da transportadora contratada, além do tracking em tempo real da carga em trânsito, o compartilhamento de documentos totalmente online e a auditoria automática dos valores cobrados.
Gostou desse artigo? Favorite o blog do Bom Carteiro e fique antenado com notícias sobre atualidades e novidades sobre os Correios, e-commerce e logística.
Para saber mais sobre nossos serviços, acesse aqui. Novidades sobre os Correios aqui.
Até mais!