O Apps de utilidades não pára de nos surpreender e a cada dia vem facilitara ainda mais aquelas rotinas que eram desgastantes após um longo dia de trabalho, pois é, agora tem gente especializada em fazer até suas compras com um jeitinho todo especial, conheça a Cornershop.
Empresa Chilena
Fundada em 2015, no Chile, a Cornershop é uma startup que conecta supermercados e consumidores.Assim, por meio de um aplicativo, as pessoas conseguem realizar compras de produtos nos estabelecimentos cadastrados. É uma espécie de iFood, mas voltado apenas a compras de supermercado.
Nos transportes desses produtos, estão os chamados “shoppers”, pessoas que se cadastram na plataforma para realizar as entregas, semelhante a outros tipos de aplicativo. Segundo o site da empresa (em espanhol), eles se definem como “um grupo de chilenos, um sueco e muitos mexicanos experts em tecnologia e em comércio digital”.
Expandindo pelo México
Assim, a empresa começou a atuar na capital chilena, Santiago, em maio de 2015. Em julho do mesmo ano, foram para Cidade do México. Quatro meses depois, já estavam também nas cidades mexicanas de Monterrey e Guadalajara.
Adquirida pela UBER
Segundo a linha do tempo da empresa, 15 de julho foi o dia que marcou a primeira entrega: “coca, água e umas barrinhas”. Em dezembro, a empresa já alcançava 100 mil produtos vendidos. Porém, foi quatro anos depois, em outubro de 2019, que a Cornershop ganhou as capas das revistas de todo o mundo ao ser adquirida pela Uber. Com a aquisição, o aplicativo foi incorporado à plataforma da empresa americana e, atualmente, os usuários podem realizar compras de supermercado pelo app.
Fácil como um Delivery
Para os usuários, a Cornershop funciona de maneira semelhante a outros aplicativos de delivery. Desde de julho de 2020, nos locais em que ela já atua no Brasil, o serviço está disponível dentro do aplicativo da Uber. Dessa forma, ao selecionar a opção de mercado, o usuário pode escolher o estabelecimento e realizar as compras. O pagamento é feito de forma online, via cartão, sendo aceito apenas cartões registrados no Brasil, mesmo os internacionais.
Além do aplicativo da Uber, também é possível realizar compras pelo Cornershop em seu app próprio ou através do site. Ao registrar o CEP, o usuário consegue ver quais são os estabelecimentos disponíveis em sua região. Segundo a empresa, o tempo médio de entrega é de 60 minutos.
Oportunidade de trabalho
Para os entregadores ou “shoppers”, é exigido:
- Ser maior de 18 anos;
- Ter cédula de identidade e carteira nacional de habilitação vigentes;
- Caso seja estrangeiro, deverá ter o RNE;
- Ter um veículo em bom estado, com ano igual ou superior ao de 2005 e ter permissão para circulação.
O cadastro pode ser realizado dentro do próprio site da empresa.
A empresa realiza um treinamento com os entregadores antes destes iniciarem os trabalhos. Segundo a Cornershop, o treinamento é agendado e dura cerca de duas horas. Também são fornecidos aos entregadores materiais personalizados da empresa, como a camiseta, as sacolas e equipamento de proteção contra COVID. Além disso, o entregador recebe o cartão para que ele realize as compras. Após a retirada do material, ele já está apto a iniciar o trabalho.
Dentro do site da empresa, também estão disponíveis as informações sobre o fluxo de pagamento e modelos tributários. A Cornershop informa que o entregador pode se inscrever como MEI, não tendo deduções de imposto e só pagando o DAS.
Gostou desse artigo? Favorite o blog do Bom Carteiro e fique antenado com notícias sobre atualidades e novidades sobre os Correios, e-commerce e logística.
Para saber mais sobre nossos serviços, acesse aqui. Novidades sobre os Correios aqui.
Até mais!