Internet of Things, em português Internet das coisas literalmente, apesar do nome esquisito e corriqueiro, abarca um conceito muito mais complexo do que parece.
No que consiste a IoT?
Como o próprio nome sugere, significa conectar as coisas que nos cercam à internet, mais do que simplesmente conectar pessoas, agora, é a vez dos brinquedos, peças, prédios, lâmpadas e tudo o que for possível, tanto no meio urbano quanto no rural.
E determinados objetos que não possuem propriedades computacionais poderão ser conectado através de RFID (Radio-Frequency Identification) que são acondicionadas em etiquetas com processadores e antenas de silício, conhecidas como etiquetas RFID. Estas se encarregariam de armazenar e transmitir informações do objeto onde está colada.
Como isso nos ajudaria?
Vamos por um simples exemplo dentre os milhões de possibilidades. Você depende do uso de um medicamento e está acabando, você entraria em contato com seu médico digitalmente que verificaria a necessidade de nova prescrição e enviaria um receituário pro seu celular, daí você através de um app com geolocalização verificaria o local mais próximo, ou com melhor preço do seu medicamento, quantidade em estoque e o melhor já poderia reservar sua unidade, ou mesmo solicitar a entrega.
E do lado do farmacêutico esse remédio seria automaticamente dado baixa no estoque que dependendo da quantidade já contataria o fornecedor para que fosse feita a reposição do mesmo que acabou de ser vendido, tudo isso automatizado.
A Implementação
Existem empresas de diversos segmentos como, Dell, Samsung, Panasonic e muitas outras já se reunindo e discutindo um padrão de conectividade entre produtos e em chegando a um consenso tudo será feito de forma automática e prática, pois lembrem-se da conectividade de diversos equipamentos diferentes e de vários fabricantes de computadores só foi possível depois de um time de programadores desenvolverem o DirectX que permitiu os programas e jogos rodarem em configurações distintas e personalizadas, o princípio é o mesmo.
E… Finalmente!
Apesar de toda ideia revolucionária (no melhor sentido da palavra) causar sempre resistência em um segmento da sociedade. Os loucos por tecnologia como nós e ainda mais com o intuito de tornar nossas vidas mais práticas e sem burocracia será sempre bem vinda.
Resta-nos apenas esperar um pouco mais as decisões do mercado, mas a implatação e disseminação da IoT é inevitável!
Gostou desse artigo? Favorite o blog do Bom Carteiro e fique antenado com notícias sobre atualidades e novidades sobre os Correios, e-commerce e logística.
Para saber mais sobre nossos serviços, acesse aqui. Novidades sobre os Correios aqui.
Até mais!