A Logística 4.0 veio para trazer mais velocidade e eficiência para as atividades das empresas, além de proporcionar uma redução de custos para os processos e com isso, mais clientes satisfeitos.
O que é Logística 4.0?
A Logística 4.0 veio para acompanhar a Indústria 4.0, isto, considerando a Quarta Revolução Industrial que é um período marcado pelos grandes avanços tecnológicos que estão sendo colocados em prática nos mais diversos setores da indústria. Contudo, quando esses mesmos avanços foram aplicados na logística, tivemos uma grande revolução nesta área específica também, gerando mais inovação e resultados.
O resultado disso é a Logística 4.0. Ou seja, a logística com os avanços tecnológicos aplicados com o intuito de buscar maior produtividade, organização e redução dos custos.
Com isso utilizar processos inovadores como fortes aliados no crescimento organizacional, tornou-se algo necessário para uma área que não vinha ocorrendo nada de novo que impactasse a eficiência neste setor até o momento.
Essa evolução foi necessária porque a tecnologia impulsionou avanços em todas as áreas de atendimento ao cliente – vendas, comercial, marketing, pós-venda etc.
O que há de novo?
As tecnologias que adentraram o setor através do programa Logística 4.0 foram dentre muitos estes abaixo:
- Inteligência Artificial (IA): A utilização da inteligência artificial também pode trazer ainda mais eficiência e rapidez para todas as atividades de uma cadeia produtiva, diminuindo as chances de erros. Outra vantagem importante da IA é a possibilidade de atender de forma personalizada os clientes, fazendo isso através de uma análise inteligente dos dados.
- Big Data: É uma tecnologia muito importante para a logística. Para ter uma visão mais estratégica da cadeia produtiva, informações certas e fornecidas da forma correta podem fazer toda a diferença na tomada de decisão.
- Computação em Nuvem: A computação em nuvem tem a capacidade de facilitar o gerenciamento de informações de forma centralizada, permitindo coletar, armazenar e disponibilizar dados de forma rápida e segura de qualquer lugar.
- Internet das coisas (IOT): Com essa tecnologia é possível aumentar a produtividade de um setor, reduzir custos operacionais e até diminuir riscos de acidentes, muito comuns em algumas indústrias.
- Machine leaning: Essa tecnologia também pode trazer maior segurança para armazéns, diminuir erros humanos e permitir ampliar significativamente a conectividade entre diferentes tarefas de uma cadeia de produção, tornando todo o serviço mais ágil, inteligente e conectado.
Benefícios
- Prazos menores de entrega;
- Otimização de espaços e de custos de armazenagem;
- Melhor aproveitamento das frotas e custos com transporte otimizados;
- Redução de estoques, evitando perdas e desperdícios;
- Maior segurança da cadeia de fornecimento, evitando paradas em linhas de produção;
- Menor burocracia nos processos, elevando a produtividade e competitividade no mercado;
- Capacidade de gerar uma massa impressionante de dados relevantes para apoiar as tomadas de decisão, cada vez mais assertivas e que possibilitam a melhoria contínua;
- Aumento das margens de lucro para as transportadoras e operadores logísticos que se engajarem nessa nova revolução e o aumento da satisfação dos clientes.
Cuidado com a síndrome do Dinossauro
Com tudo isso acontecendo e de forma tão rápida com o advento da COVID-19, aqueles que sofreram grandes danos financeiros (tirando os que sucumbiram) vão precisar encarar mais este desafio pois as grandes empresas estão à todo vapor na implementação destas tecnologias e quem não puder acompanhar ou tiver a cabeça dura para manter os padrões atuais correm sérios e palpáveis riscos de ficar pelo caminho.
Gostou desse artigo? Favorite o blog do Bom Carteiro e fique antenado com notícias sobre atualidades e novidades sobre os Correios, e-commerce e logística.
Para saber mais sobre nossos serviços, acesse aqui. Novidades sobre os Correios aqui.
Até mais!