Embora não seja um fã árduo da Intel, uma coisa que não posso negar que ela tem capacidade para entrar nessa briga de igual para igual, agora vamos ver o vai ser, estão aí as informações mais frescas desse lançamento que já é pra esse ano e quem sabe com mais uma concorrente o monopólio seja quebrado e os preços voltem a baixar para nossa felicidade de Gamer.
Tradição das GPU’s
Quando o assunto é GPU para jogos, lembramos apenas de dois nomes: Nvidia e AMD. Mas, como você já deve saber, a Intel vem se preparando para ingressar de vez no mercado de placas de vídeo. Só é preciso ter um pouco mais de paciência: as GPUs Intel Xe-HPG de alto desempenho para games só chegarão em 2021.
Se levarmos em conta que a Intel tem grandes planos para esse segmento, o novo prazo não é tão frustrante assim. Basicamente, a companhia direcionou a sua arquitetura gráfica a quatro projetos bem específicos:
- Intel Xe-LP: GPU integrada para notebooks de baixo consumo;
- Intel Xe-HP: arquitetura de alto desempenho para datacenters;
- Intel Xe-HPC: arquitetura de alto desempenho para supercomputação;
- Intel Xe-HPG: GPU dedicada voltada ao segmento gamer
Existe ainda uma placa de vídeo batizada como Intel DG1 que tem o Xe-LP como base, mas que servirá para que desenvolvedores possam testar softwares, drivers e afins.
Público gamer
O que mais nos interessa é o projeto Xe-HPG (High Performance Gaming). Essa GPU foi confirmada na última edição do Intel Architecture Day 2020. Estamos falando, essencialmente, de uma placa de vídeo que combina as principais características das arquiteturas LP, HP e HPC para oferecer alto desempenho em jogos.
Os detalhes ainda são escassos, mas a Intel revelou que a Xe-HPG terá suporte a ray tracing e será baseada em memórias GDDR6. A placa já está em desenvolvimento, mas a sua produção deverá ser terceirizada: provavelmente, a TSMC assumirá esse trabalho.
Estamos esperançosos
Se esse projeto conseguirá fazer frente ao desempenho das GPUs Nvidia RTX e AMD Radeon, teremos que esperar para saber: a única informação concreta é a de que a Xe-HPG chegará em 2021, mas a Intel não forneceu uma data exata para o lançamento.
Isso não quer dizer que não haverá novidades em 2020. A companhia confirmou o anúncio dos processadores Tiger Lake (voltados a notebooks) para o início de setembro deste ano. Entre outras novidades, essa linha contará com processo de fabricação de 10 nanômetros e será a primeira a ter gráficos integrados Xe-LP.
Gostou desse artigo? Favorite o blog do Bom Carteiro e fique antenado com notícias sobre atualidades e novidades sobre os Correios, e-commerce e logística.
Para saber mais sobre nossos serviços, acesse aqui. Novidades sobre os Correios aqui.
Até mais!