
Logística vs Sazonalidade
Com o advento do COVID-19 o e-commerce deu um salto que em outras circunstâncias talvez demoraria mais uma década. O grande desafio é a logística vs sazonalidade no e-commerce para que cada vez mais seja atraente do que uma compra presencial.
O crescimento do e-commerce
É bem verdade que hoje é muito mais prazeroso comprar do aconchego do lar ou talvez em uma pausa no horário do almoço no trabalho, podemos hoje até fazer as despesas do mês pelo celular. Hoje, a segurança nos ambientes de compras virtuais é oferece mais confiabilidade que a compra presencial e melhor ainda, é a causa de muitas pessoas que foram afetadas pelo desemprego causado pela pandemia conseguem ter uma renda mensal e até mesmo abrir um novo empreendimento, como já dizia o ditado oriental “São com as crises que surgem novas oportunidades.”
O que a sazonalidade?
Grande parte do comércio trabalham com artigos sazonais, ou seja, de momento como: Dias dos Pais, Dia das crianças, natal, etc. Este fator geralmente é o responsável pelo grande salto nas vendas dependendo do ramo seguido, porém há um problema, como tirar proveito desse nicho no e-commerce?
Empresas de logística
Vendo a crescente demanda nas vendas online a empresas do ramo logístico vêm se preparando e se adaptando à nova realidade, pois todos nós sabemos que estas compras são feitas em sua maioria em cima da hora da referida data. Para driblar essa questão muitas empresas de logística desenvolvem operações que englobam varias atividades em um único espaço chamados centros de distribuição, neste lugar todas as etapas desde o pedido até a saída para entrega são resolvidos, mas há muito o que ser feito para que a plenitude seja alcançada.
Pequenos varejistas
Como há uma grande oportunidade para todos que desejam ter seu comércio virtual, os Correios tem uma solução para este caso que é o serviço, Correios Log+ para aqueles que já tem sua loja virtual consolidada ou pretende criar uma do zero. Já aqueles que estão com o orçamento apertado mas quer empreender temos as plataformas de e-market como por exemplo o Mercado Livre que cuida de todo processo logístico seja através de parceria com os Correios ou através de seu armazém e as empresas de entregas conveniadas.

Tempo é dinheiro
Nunca essa frase fez tanto sentido em se tratando de e-commerce, sabendo que o grande desafio neste caso é a espera, pois sabemos que os compradores têm a ansiedade de ter logo seu bem em mãos ou nas mãos de quem é presenteado e hoje, o desafio é: Quem fornecer o melhor serviço pelo menor preço vai dominar o mercado e vai ditar as regras deste segmento.
E aí? Esse artigo te ajudou? Qual a melhor opção para o seu negócio?
Gostou desse artigo? Favorite o blog do Bom Carteiro e fique antenado com notícias sobre atualidades e novidades sobre os Correios, e-commerce e logística.
Para saber mais sobre nossos serviços, acesse aqui. Novidades sobre os Correios aqui.
Até mais!