Com o fim da parceria Apple/Intel a empresa da maçã aderiu à nova tendência da área de TI a migração dos processadores baseados na arquitetura X86 para ARM que é os mesmo usados na tecnologia móvel e que vem superando em muito os processadores tradicionais de desktops e as versões capadas dos mesmos para laptops. A surpresa foi grande e positiva.
Chegada em excelente colocação
Em 10 de novembro de 2020, a Apple lançou os primeiros computadores baseados em um processador ARM proprietário, entre os quais estava o novo desktop compacto Mac mini. Testes reais de dispositivos apenas começaram a aparecer. Então, o blogueiro Michael Tobin comparou o Mac mini com o Mac Pro – o novo produto acabou não sendo pior do que um computador mais caro.
Teste de SSD – Leitura e Escrita
Como rival do Mac mini, Michael Tobin, blogueiro e autor do canal de mesmo nome no YouTube, pegou seu Mac Pro com processador de oito núcleos, 16 GB de RAM e placas de vídeo Radeon Pro 580X e Radeon Pro W5700X. Ele primeiro testou a velocidade dos SSDs de ambos os computadores. O vencedor foi o Mac mini. No Blackmagic Disk Speed Test, o novo modelo apresentou os seguintes resultados: 2705 MB / s de leitura e 2389 MB / s de escrita. Mac Pro do ano passado: 1210 MB / s de leitura e 2554 MB / s de gravação.
Renderização 4K custo benefício
Em seguida, vieram os testes de renderização de vídeo 4K. Um projeto de vídeo com correção de cores no DaVinci Resolve, o novo Mac mini foi capaz de exportar em 39 minutos e o Mac Pro em 26 minutos. A diferença de tempo era de 13 minutos, enquanto a diferença entre o preço dos computadores é de aproximadamente 8 mil dólares.
Teste de Photoshop (não otimizado)
Depois disso, o autor lançou o Photoshop nos dois computadores. É importante notar que no caso do Mac mini, não era uma versão otimizada para ARM, mas sim uma versão clássica feita para a arquitetura x86. Independentemente disso, graças ao algoritmo de emulação Rosetta 2, o Mac mini lidou com a renderização e o Photoshop sem problemas ou travamentos.
Teste de estresse
No final, o blogueiro decidiu fazer uma espécie de teste de estresse para os dois aparelhos. Além do Photoshop e da renderização de vídeo em segundo plano, foram abertos um navegador e um vídeo 4K no YouTube. Nessas condições, o Mac mini renderizou um projeto de vídeo em 46 minutos e o Mac Pro foi capaz de realizá-lo em 39 minutos.
Conclusão
No final do vídeo, Michael Tobin disse que o novo Mac mini é adequado para criadores de conteúdo de vídeo novatos, já que o dispositivo lida bem com tarefas complexas em relação ao seu preço. Infelizmente, ao reproduzir vídeo em resolução de 8K, o Mac mini começou a ficar lento.
Bom trazendo para a realidade brasileira onde o 1080p (Full HD) está se tornando popular agora o 4K ainda é um lugar distante e tendo em conta que ele se saiu mal apenas no 8K que nem conseguimos imaginar, pelo menos o brasileiro médio podemos dizer que pela diferença de 8 mil dólares entre os equipamentos é um grande fator a ser considerado.
Gostou desse artigo? Favorite o blog do Bom Carteiro e fique antenado com notícias sobre atualidades e novidades sobre os Correios, e-commerce e logística.
Para saber mais sobre nossos serviços, acesse aqui. Novidades sobre os Correios aqui.
Até mais!