Por mais que o marketing digital esteja ligado a qualquer tipo de aparelho eletrônico, utilizado para vender ou anunciar um produto ou serviço, cada canal, cada mídia, tem sua peculiaridade.
Tipos de mídias
Vender através de um blog é totalmente diferente de vender através de um email-marketing
Mesmo que hoje exista a chamada “cultura da convergência“, onde diversas mídias conversam entre si, focando em um único objetivo, deve-se estar atento para o significado de cada canal de vendas dentro do marketing digital.
Como o portal de estatística Statista, a rapidez com que novos canais estão sendo absorvidos é muito maior que há 30, 40 anos atrás.
Vender através do rádio não é a mesma coisa do que vender pela televisão, que é totalmente diferente de vender através de um e-mail marketing.
Vender é vender. É entregar um serviço ou produto em troca de dinheiro. Mas saber vender já é outra história.
Saber vender em determinado veículo, sabendo identificar e entender a diferença de cada um, além do tipo de consumidor de cada um, vai determinar o bom vendedor.
Então, mais importante que saber o significado, é entender a diferença entre cada um dos canais que fazem parte do marketing digital e saber utilizar o melhor de cada um.
Dinâmica do Marketing Digital
Já vimos que o marketing digital não é tão simples como grande parte das pessoas imagina que seja.
Quando se trata de marketing digital, é importante entender que, acima de tudo, ele é um conceito dinâmico.
O marketing digital se renova a cada instante. Estratégias, públicos, canais. Dentro do universo digital, TUDO está em constante mudança.
O profissional de marketing digital deve estar sempre atualizado, atuando de modo relevante perante o cliente, a concorrência e os demais operadores do marketing no mundo digital.
A melhor definição de Marketing Digital é: um meio de se comunicar com possíveis clientes de forma online e dinâmica, seguindo as tendências tecnológicas.
Seu surgimento
Foi na década de 90, com a verdadeira popularização da web, que o marketing digital começou a ganhar força em um formato parecido com o que conhecemos hoje.
Nessa época, com o surgimento dos primeiros protótipos de redes sociais (veja nosso artigo sobre) e algumas formas de comércio eletrônico e blogs, as empresas começaram a entender a importância de se fazerem presentes em todo esse novo universo.
Hoje, o marketing digital continua avançando rapidamente e cada vez mais conectado com sua bandeira: fazer com que o cliente chegue até as empresas, e não o contrário.
Como você viu, a internet é de longe o único lugar para profissionais de marketing fazerem sucesso nessa nova etapa comercial.
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